Sintomas de Câncer no Colo Uterino

Os Sintomas de Câncer no Colo Uterino são quase imperceptíveis pela paciente em sua fase inicial. Por isso, é importante os exames preventivos com uma boa frequência a partir dos 25 anos de idade.

Observação:

As informações aqui citadas não tem nenhum valor como diagnóstico sobre os sintomas de câncer no colo uterino. Caso esteja com dúvidas, deve-se procurar um Médico Ginecologista Especialista  para fazer o exame que detecta a patologia.

As dúvidas mais frequentes quanto aos sintomas de câncer no colo uterino começam quando se desconhece a doença e não tem familiaridade com os tipos de tumor, pois todos os tipos de câncer tem sintomas parecidos, mas a forma de obter o diagnóstico é diferente para ambas assim como o tratamento ou prevenção.

O que é o câncer do colo uterino?

 

sintomas de câncer no colo uterino

 

O câncer do colo uterino, também é conhecido como câncer cervical. É uma doença com evolução muito lenta, que atinge mulheres a partir de 25 anos de idade. Sendo a segunda doença cancerígena que mais mata mulheres em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de mama.

Sem perceber os sintomas de câncer do colo uterino, uma mulher pode desenvolver a doença na região do útero ou do cervix, após o início de suas atividades sexuais. Pois a doença é causada pelo Vírus papilomavirus ou (HPV), que tem maior transmissão por sexo oral tanto para homens quanto para mulheres.

 

Tipos de Tumor

Os sintomas de câncer no colo uterino apresenta dois tipos de tumor que são:

Os carcinomas epidemoides que também é conhecido por o carcinoma de células escamosas, aparecem em cerca de 80% dos casos. Este tipo de câncer afeta as células  glandulares produtoras de muco do endocervice e que teve um aumento significativo da doença nas ultimas três décadas.

Os Adenocarcinomas também conhecido como carcinomas mistos, atinge as células escamosas em cerca de 20% das mulheres.

Ao analisar e examinar os sintomas de câncer no colo uterino, também é possível encontrar outros tipos de câncer, embora com bem menos frequência como  o melanoma, sarcoma, e linfoma.

 

Quais os Sintomas de Câncer no Colo Uterino?

Sangramento Vaginal – No início o câncer do colo do útero praticamente não apresenta sintomas, mas nos caso mais avançados da doença se manifesta por sangramento vaginal, que ocorre após relação sexual ou entre os períodos menstruais da mulher.

 Corrimento Vaginal –  Embora seja um dos sintomas de câncer no colo uterino, não pode ser considerado isoladamente por causa de outras doenças como DST comuns da mulher que tem os mesmos seintomas. Mas apresenta corrimento com cor muito escura e um mau cheiro muito forte.

Em seu estágio mais avançado a doença pode apresentar outros sinais como:

– Massa palpável no colo do útero

– Hemorragias intensas

– Obstrução das vias urinárias e intestinos

– Dores lombares e abdominais

– Perca de peso e apetite

 

Diagnósticos de Câncer do Útero

– Colposcopia:  uma das formas de diagnosticar o câncer do colo do útero é a colposcopia. Neste exame o médico aplica uma solução de 3% de ácido e 5% de lugol na região afetada e mantem o útero aberto por alguns minutos. Após esse tempo é possível ver através do colposcópio se a região ficou esbranquiçada, neste caso o sintoma é positivo.

– Papanicolau: Nome dado ao seus idealizador Geórgios Papanicolau (1883-1962) , pai da citopatologia. Consiste em coletar material no colo do  útero usando uma espátula especial para ser analisado por um citopatologista. É analisada a morfologia das células do colo do útero e suas alterações as quais revelam a patologia.

 

Tratamentos e Prevenções

Prevenções: A maior e mais eficaz prevenção do câncer no colo do útero ainda é o retardamento do início das atividades sexuais da mulher. Que está cada vez mais precoce e coopera para o aumento dos caso de contaminação por vírus HPV. Pensando nisso o governo federal disponibilizou de forma gratuita a vacina contra o vírus HPV para meninas ainda na fase da pré-adolescência, sem idade mínima.

Cirurgias: A grande maioria dos tratamentos hoje são feitos apenas com o uso de medicamentos,a cirurgia é indicada apenas quando o carcinoma está confinado no colo do útero. Antes é feito um estudo da gravidade da doença e apenas é último caso é feito a intervenção cirúrgica.

Terapias: Neste caso são usados as radioterapias e as quimioterapias. São indicados apenas para casos da doença que foram diagnosticados como malignos. Podem ser aplicados também pós cirurgia como adiovante no tratameno

Os sintomas de câncer no colo uterino não são perceptíveis na fase inicial, por isso é importante fazer a prevenção com o uso da vacina contra o vírus HPV e exames preventivos periodicamente assim que iniciar as atividades sexuais.

 

Fonte: 

Dr. Dráuzio Varella

Dr. Arnaldo

Paraná Online : Dr Maestri

Tema: Sintomas de Câncer no Colo Uterino

7 Comentários

  1. Ola Euripedes,

    O conteudo esta 100%. O site tambem esta ficando muito bem estruturado. Valeu pelas dicas!!!

  2. Olá! Euripedes,o seu conteúdo está muito bom e o site
    muito bem escolhido somando tudo está lindo.
    parabéns pela escolha do título e tema.desejo-lhe muito sucesso.

  3. Como vai Eurípedes,

    Vim prestigiar o primeiro post do site, vejo que esse site vai ficar show de bola,

    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*