Alimentos Que Contem Fibras Solúveis

Antes de conhecer os alimentos que contem fibras solúveis, é preciso saber o que são fibras solúveis. As fibras são  nutrientes que podem ser encontrados nos alimentos vegetais e que não podem ser digeridos pelas enzimas estomacais ou do sistema digestivo humano, tem baixa caloria.

Pertencem ao grupo dos carboidratos, também faz parte da categoria dos polissacarídeos. Os alimentos com fibras são indicados principalmente para diabéticos, pessoas com intestino preguiçoso, emagrecimento, colesterol alto e outros problemas de saúde.

 

Divisão das Fibras Alimentares

As fibras são divididas em dois grupos com funções diferentes para o nosso organismo. São as solúveis e as insolúveis. Os alimentos que contem fibras solúveis são importantes para o controle da absorção de calorias.

Mas os alimentos que contem fibras insolúveis  também são importantes para o intestino. Ambos fazem parte de uma alimentação saudável.

– Fibras Insolúveis

Alguns  alimentos são ricos em fibras insolúveis mas nós nem percebemos, pois não nos preocupamos em conhecer os nutrientes dos nossos alimentos. As fibras insolúveis tem uma grande importância no funcionamento do intestino humano.

Consumir alimentos que contem fibras insolúveis proporciona o aumento do bolo fecal, estimula o bom funcionamento do intestino e evita o tão conhecido intestino preso. O consumo regular de alimentos que contem fibras insolúveis previne o câncer coloretal e regula o intestino.

– Fibras Solúveis

Os alimentos que contem fibras solúveis são tão indispensáveis em nossa alimentação quanto os que contem fibras insolúveis. Pois além de fazer parte do grupo  alimentos saudáveis, também fazem parte do grupo de alimentos que emagrecem. Os alimentos ricos em fibras além regular o intestino ainda pode emagrecer.

As fibras solúveis tem a função de se misturar com água, formando um liquido gelatinoso no estômago que reduz a absorção de glicose e gorduras, responsáveis pelo aumento de peso e prejudicial para os diabéticos. Reduz o colesterol e regula o diabetes tipo 2.

 

Os Alimentos Que Contem Fibras Solúveis Ajudam e Emagrecer 

alimentos-que-contem-fribasO consumo da fibra alimentar tem crescido nos últimos anos, mas é preciso associar este consumo com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios. Consumir fibras e praticar caminhada, emagrece mesmo sem muito esforço.

Consumir alimentos que contem fibras não são a solução para o problemas de saúde humano, mas, uma mudança de comportamento e hábitos alimentares.

Os alimentos que engordam, também emagrecem. Mas em contra partida, os alimentos que emagrecem também engordam se consumidos em excesso. Por isso, é preciso conhecer e se preocupar com a qualidade dos alimentos consumidos e adquirir o hábito da prática de exercícios.

Para ter uma dieta balanceada em fibras alimentares é preciso ter um consumo regular de fibras solúveis e insolúveis, associados a frutas, verduras, carboidratos e proteínas. Os alimentos que contem fibras já são consumidos pela grande maioria das pessoas, mas em pequenas quantidades.

Á media de fibras que uma pessoa saudável deve ingerir por dia é de 25 a 30 gramas, incluindo as solúveis e as insolúveis, ou de 10 a 13 gramas para cada 1000 calorias ingeridas diárias. No caso de crianças com mais de 2 anos e adolescentes até 20 anos, deve-se aumentar 5 gramas diários.

Mas este consumo deve ser diário e ininterrupto, para que tenha uma vida realmente saudável. Para pessoas que já tem problemas de saúde, deve-se procurar um médico ou um nutricionista antes de consumir.

Quem está fazendo tratamento para tabagismo, pode ter um resultado bem satisfatório com o consumo de fibras solúveis e insolúveis.

 

Veja tabela das fibras alimentares:

Alimentos que contem fibras solúveis:

Aveia, Feijão, Lentilha,  Ervilha, Soja, Frutas e Verduras.

 

Alimentos que contem fibras insolúveis:

Farelo de Trigo, Arroz Integral, Granola, Grãos Inteiro em Geral, Cenoura, Pepino, Tomate, Abóbora.

Fonte: Tamarine

7 Comentários

  1. Podemos acrescentar os 10 alimentos que são as “fontes da juventude” da natureza
    1 – Batata doce pode manter a pele firme 2 – Frutas vermelhas e seus antioxidantes
    3 – Feijões para o coração 4 – Aveia (sem açaí)

    E outros !!!!

  2. Faco das minhas palavras as mesmas dos Srs Alves e Goncalves.

  3. Só complementando o que o amigo Luiz Gonçalves mencionou, também quero mais uma vez te parabenizar por essas maravilhosas aulas. É um conteúdo difícil de se encontrar na internet, porque muitos daqueles que tem o conhecimento de criação e otimização de sites não compartilham para ficar como um “monopólio”, mas você prova que seu objetivo é que além de ter retorno indiretamente através das vídeo-aulas, quer também que seus alunos obtenham o mesmo conhecimento e tenham sucesso na internet.
    E graças a Deus, Ele me mostrou você e seus vídeos, os quais assisto a menos de 1 semana, no período da tarde, e já estou no módulo III, na aula de como criar o sobre. Assim que concluir de assistir todo o curso atual, irei utilizar suas técnicas no meu site.
    Aliás, já utilizei muita coisa que você ensinou no meu site, e já tive resultado satisfatório, como é o caso do GTMetrix, o qual consegui A (95%) e A (91%).
    Meu amigo, tudo que tenho a dizer é que assim que meu site tiver audiência, vou me lembrar sempre de você! Muito Obrigado, e desejo muito sucesso e felicidade a você, que Deus te proteja e proteja toda sua família!

  4. Prezado Euripedes estou aprendendo muito com as suas video-aulas estou companhando a evolução deste blog que a pouco acabou de ser criado e estou ansioso para ve-lo completo quando este ficar pronto o meu também estará como este.Eu recomendo a todos os visitantes deste blog que tenha intenção de criar seu wordpress
    recomendo muito fortemente que veja as video-aulas que é muito melhor de assistir sem gastar nem um centavo.Aproveite esta oportunidade desse curos gratuito.Forte abraço Sucesso

  5. Olá, Isto é um comentário.
    Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários de posts. Lá você terá a opção de editá-los ou excluí-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*